Farview Global Alpha apresentou retorno de 1.75%1 em dólares, moeda de referência do fundo, no primeiro trimestre do ano. O retorno do fundo, convertido para o real, foi concomitantemente 4.8%, o que demonstra não só o retorno do fundo, mas também a apreciação do dólar contra o real no trimestre. Os retornos positivos vieram de três das nossas quatro estratégias subjacentes, discutidas abaixo.
Visão Geral do Mercado no 1º trimestre.
O primeiro trimestre de 2024 apresentou dados econômicos resilientes que reforçaram as expectativas de um “soft landing”. Os mercados de ações reagiram positivamente, com o MSCI ACWI registrando alta de 7,4% no trimestre e os EUA apresentando desempenho particularmente bom, com o S&P 500 subindo 10,6%, impulsionado pelo desempenho superior das ações “magnificent seven”. O período foi mais difícil para os investidores em renda fixa; “dados de inflação mais persistentes, atividade econômica resiliente e uma mudança de postura do Federal Reserve (Fed) em relação ao seu tom dovish de dezembro resultaram em retornos negativos para os títulos de renda fixa”2. As expectativas de mercado para cortes nas taxas de juros mudaram significativamente no período, com os cortes esperados nas taxas dos EUA em 2024 caindo de seis para três cortes totais; à medida que as perspectivas para cortes agressivos nas taxas desapareceram o Índice de renda fixa Bloomberg Global Aggregate retornou -2,1% no trimestre.
Nesse cenário desafiador, o Farview Global Alpha entrou em 2024 em território positivo, com quase todas as estratégias contribuindo positivamente. Os retornos do nosso fundo vêm de fontes únicas de prêmios de risco alternativos, discutidas abaixo.
Nossa carteira de Equity Market Neutral representava pouco menos de 45% do Farview Alpha no final de Março e retornou 2,77% no 1º trimestre de 2024, contribuindo com 1,12% para os retornos do primeiro trimestre do fundo Farview. Nossa visão positiva “overweight” em estratégias de “market neutral” é sustentada por nossa visão da volatilidade do mercado e das correlações das ações. Com as correlações do S&P 500 em declínio entre diferentes segmentos de mercado, bem como entre setores, estilos, e regiões, o ambiente se torna propício para a seleção de ações e análise de fatores. Esta diversidade proporciona uma maior rotação intra e inter, estilos e setores, beneficiando gestores que conseguem arbitrar o preço relativo entre essas posições.
Nosso overweight em estratégias de “market neutral” está baseado nas nossas análises e atratividade dos prêmios de risco específicos, ao invés de tendências macroeconômicas; estamos investidos em três estratégias nesta categoria, cada um dos quais contribuiu positivamente para os retornos trimestrais.
Nossa estratégia Asia ex-Japan teve um dos seus melhores trimestres desde o início, sendo que a região apresentou um cenário favorável ao “stock picking” e investimentos de valor relativo. A estratégia gerou ganhos a partir de suas previsões sobre “earnings revisions” e foi impulsionada pela política econômica mais acomodatícia na China e pelo sentimento melhorado na região.
Nossa carteira de Relative Value Arbitrage encerrou o trimestre com quase 25% de participação e contribuiu com 0,62% para os retornos do 1º trimestre. Ambos as estratégias terminaram o trimestre em território positivo, com a estratégia de Convertible Arbitrage gerando retornos particularmente fortes no 1º trimestre. Esta estratégia se beneficiou de uma confluência de fatores, incluindo apreciação dos bonds conversíveis, forte atividade de novas emissões, notável gestão de passivos corporativos, e um grande volume de emissões que terão vencimento em breve. Ela entra no 2º trimestre focando em investimentos de maior qualidade e portfólio de curto prazo, enquanto se mantém atenta às oportunidades de special situations. Nosso fundo Credit Long/Short também obteve ganhos no 1º trimestre, gerando 0.31% de retorno para o Farview Alpha. Embora esta estratégia tenha continuado a proporcionar vantagens em 2024 com o estreitamento dos prêmios de crédito, antecipamos condições menos favoráveis para 2024 e discutimos nosso posicionamento mais adiante.
Ao refletirmos sobre o desempenho e o posicionamento do Farview Alpha e olharmos para o restante de 2024, decidimos implementar algumas alterações na carteira do fundo para aproveitar o que julgamos ser oportunidades interessantes e emergentes deste ano.
Oportunidades no Espaço Event Driven
Uma avaliação das estratégias de investimento levou à decisão de incluir o prêmio de risco de arbitragem de fusões ao Farview Alpha.
A arbitragem de fusões proporciona um prêmio de risco diversificado ao portfólio, compensando as incertezas até a conclusão da fusão, abrangendo risco de conclusão do negócio, desafios regulatórios e legais, volatilidade do mercado e riscos operacionais. O prêmio de risco de arbitragem de fusões atual é de cerca de 6% (em média), o que resultaria em retornos anualizados de perto de 11%, adicionando a taxa livre de risco.
Nos últimos dois anos, os volumes de fusões e aquisições (M&A) diminuíram e os desafios antitruste foram elevados, resultando em spreads voláteis; mas agora a direção mudou e vemos oportunidades. A incerteza nas taxas de juros e o crescimento econômico, combinados com ações regulatórias mais intensas, foram obstáculos no período de 2021-2023; no entanto, esses obstáculos estão se transformando em um cenário favorável para a estratégia em 2024.
Segundo o relatório “The Return of M&A”3, publicado pela MS Global Equity & Credit Research, prevê-se um cenário otimista para fusões e aquisições (M&A) em 2024, com um aumento significativo na atividade que poderia impulsionar consideravelmente o número de transações durante o ano. O documento projeta uma aceleração estrutural no setor de M&A, antecipando que os volumes cresçam 50% em 2024, o que indicaria uma possível transição para uma recuperação prolongada.
Embora a análise seja abrangente, utilizando abordagens top-down, bottom-up, e qualitativas, o relatório sugere cautela, pois a atividade de M&A entre 2021 e 2023 foi moderada e não refletiu integralmente as condições fundamentais e macroeconômicas. Aponta-se para um período importante de recuperação nos próximos anos, apesar dos possíveis desafios regulatórios que, segundo o relatório, não deverão impedir essa trajetória positiva. O aumento nas atividades de M&A também é atribuído à demanda acumulada após dois anos de atividade extremamente reduzida, uma observação sustentada pelos analistas. Essa confluência de fatores prepara o cenário para um ambiente de M&A favorável em 2024.
Apesar das oportunidades em arbitragem de fusões, os riscos e oportunidades são desiguais, fazendo com que tenhamos preferência por operações complexas na Europa em detrimento dos EUA, onde o escrutínio antitruste intenso e incertezas eleitorais predominam. Portanto, estamos realocando capital para a Europa, onde as dinâmicas únicas podem elevar os preços alvo.
Embora haja um interesse de vários fundos por transações de M&A de curta duração com alta probabilidade de conclusão—que normalmente comprimem os spreads—observa-se uma tendência de alguns fundos, especialmente os multi-estratégia, que se utilizam de alavancagem para aumentar retornos. No entanto, essas estratégias podem gerar perdas significativas se as transações falharem. Em contraste, preferimos transações complexas que, apesar de menos prováveis de concluir, os spreads maiores refletem melhor os riscos.
Venda da Estratégia Credit Long/Short
No entanto, após um período recente de desempenho superior, decidimos encerrar nossa exposição à estratégia de Credit Long/Short. A estratégia agora enfrenta um cenário de oportunidades mais difícil, com spreads historicamente apertados em contexto de uma potencial desaceleração econômica, além de oportunidades limitadas para diferenciação devido à recente onda de refinanciamento das empresas adiando as situações de estresse. Embora a Farview evite fazer apostas direcionais, as condições de mercado atuais tornam a manutenção de um portfólio de baixo beta investido em long and short de credito muito custosa, e planejamos deslocar o capital desta estratégia de Arbitragem de Valor Relativo para a estratégia Europeia Event Driven.
Atualizações Organizacionais
É com prazer que anunciamos que nosso sócio, Marcel Borelli, foi co-autor do livro “Investimentos: O Guia dos Céticos.” O livro reflete nossa filosofia, que preza por uma abordagem cética e analítica das estratégias de investimento. O livro é didático e oferece reflexões e uma perspectiva multidisciplinar nas diversas áreas de investimentos. Consideramos este livro um recurso valioso para nossa equipe e investidores, reforçando os princípios que guiam nossas decisões de investimento.
Não houve mudanças na equipe ou nos prestadores de serviços no primeiro trimestre de 2024. Contudo, atualizamos o status regulatório do nosso fundo, Farview Global Alpha FIF FIM IE RL, conforme a nova regulamentação CVM 175, facilitando o acesso dos investidores qualificados à nossa estratégia.
Agradecemos sempre a confiança e estamos à disposição!
Aviso Legal: A Farview Investimentos Ltda é uma Gestora de recursos devidamente credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM como administradora de carteira de valores mobiliários, de acordo com o Ato Declaratório Nº 19.891 e constituída sob as regras da Instrução Resolução CVM nº 21/2021. A Gestora é aderente aos códigos ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Administração de Recursos de Terceiros e para o Programa de Certificação Continuada.
Esta carta é fornecida exclusivamente para os cotistas do Farview Global Alpha FIF FIM IE RL ("Fundo") e não se destina a ser distribuída a terceiros ou a ser usada para qualquer outro propósito. O Fundo completou 6 meses em 20 de outubro de 2023. Atualmente, o Fundo destina-se exclusivamente a investidores qualificados.
As informações contidas nesta carta são de caráter meramente informativo e não constituem qualquer tipo de aconselhamento de investimentos, não devendo ser utilizadas para esta finalidade. Seu único propósito é dar transparência à gestão executada pela Farview Investimentos Limitada. Nenhuma informação contida nesta carta constitui uma solicitação, oferta ou recomendação para compra ou venda de quotas de fundos de investimento, ou de quaisquer outros valores mobiliários. A Farview Investimentos não comercializa nem distribui quotas de fundos de investimento ou qualquer outro ativo financeiro.
Fundo de Investimento não conta com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Os rendimentos passados não são garantia de rendimentos futuros. Os investimentos no Fundo envolvem riscos, incluindo a possibilidade de perda do capital investido. Recomenda-se que os cotistas leiam o regulamento do Fundo, especialmente as seções relacionadas aos riscos de investimento, antes de tomar qualquer decisão de investimento. É recomendada a leitura cuidadosa do formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais, se houver, e o regulamento dos fundos pelo investidor antes de tomar qualquer decisão de investimento. Os documentos citados estão disponíveis no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – www.cvm.gov.br. Os dados sobre a alocação internacional do fundo se referem ao mês anterior. ESTE FUNDO TEM MENOS DE 12 (DOZE) MESES. PARA AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM FUNDO DE INVESTIMENTO, É RECOMENDÁVEL A ANÁLISE DE, NO MÍNIMO, 12 (DOZE) MESES.
É importante observar que a performance relatada é líquida de todas as taxas e despesas, embora não tenha sido auditada. O gestor tomou a iniciativa de cobrir todos os custos (não relacionados às taxas de gestão ), como custodia, administração, entre outros, até que os ativos sob gestão do fundo atinjam um volume-alvo. Além disso, é relevante mencionar que o fundo completou 6 meses no dia 20 de outubro de 2023.
J.P.Morgan, “Review of Markets over the first quarter of 2024,” Monthly Market Review, 2024.
Morgan Stanley Global Macro Forum: “The Return of M&A”; de 3/11/24