Carta aos Investidores – Revisão de Desempenho 2024
Durante 2024, o Farview Global Alpha FIF FIM entregou um retorno de 33,44% em reais, enquanto a taxa de câmbio do dólar teve uma valorização de 27,91% contra o real, destacando a resiliência da estratégia em moeda local. Em comparação, o MSCI World Index, que mede o desempenho de ações globais, registrou 19,2% em dólares, e o Bloomberg Global Aggregate Index, que representa renda fixa global, apresentou uma perda de -1,7%. Os hedge funds, medidos pelo HFRX Absolute Return Index, retornaram 4,8% em dólares, alinhados ao objetivo do fundo de reduzir a exposição a movimentos amplos de mercado, enquanto o HFRX Global Hedge Fund Index teve um desempenho de 5,27% em dólares.
O fundo teve um forte desempenho durante os três primeiros trimestres do ano, mas a dinâmica do mercado no último trimestre apresentou desafios. Especificamente, o desempenho relativo das ações de “growth” em comparação ao mercado em geral teve um impacto negativo no portfólio. Esse impacto ocorreu porque as avaliações de muitas empresas de “growth” já estavam esticadas, e nossos gestores estavam fazendo a transição do portfólio para oportunidades orientadas a valor. No entanto, durante o trimestre, as ações de “growth” superaram as ações de valor em 8%, conforme medido pelos índices MSCI World Growth e MSCI World Value, deixando os índices de ações quase estáveis no período. Apesar desses ventos contrários, a exposição do fundo a estratégias de ações long and short market neutral foi o maior contribuinte positivo para o desempenho do ano inteiro, seguido de perto pelas estratégias de valor relativo.
Desempenho do nosso portfólio
Em 2024, nossa alocação em estratégias de Equity Long/Short foi uma das principais contribuintes, validando nossa decisão de sobre alocar nessa classe de ativos. Essas estratégias entregaram um retorno médio de 9,5% e, com uma exposição média do portfólio de 45%, contribuíram com aproximadamente com 4,1%. Dentro dessa categoria, nossa estratégia Asia Equity Market Neutral teve um impacto positivo significativo, beneficiando-se da recuperação do momentum dos lucros como um fator-chave do desempenho das ações. Isso marcou uma reviravolta em relação a 2023, quando o momentum positivo dos lucros não conseguiu influenciar os preços das ações na Ásia. Enquanto isso, nossa estratégia global de mercado de ações neutro navegou bem um ano desafiador para ações de valor, aumentando a exposição a fatores de sentimento do mercado: como momentum, posicionamento de mercado e fluxos, que suportaram seu desempenho.
Nossa exposição a estratégias macro sistemáticas contribuiu pouco em 2024. A dinâmica do mercado mudou de direção várias vezes, especialmente em outubro, à medida que as eleições nos EUA criaram maior volatilidade. Essas mudanças apagaram a maioria dos ganhos acumulados durante o primeiro semestre do ano. Da mesma forma, nossa alocação em nossa estratégia balanceada teve um impacto neutro, pois o aumento das taxas reais prejudicou o seu desempenho, e as participações em ações, ienes versus Dólar e ouro foram insuficientes para compensar essas perdas.
Nossa alocação em uma estratégia de Event Driven, iniciada em meados de 2024, produziu resultados positivos, embora ligeiramente abaixo das expectativas para o ano. Apesar disso, continuamos otimistas sobre a classe de ativos, dado o aumento antecipado em transações de M&A e reestruturações em 2025, o que acreditamos que criará oportunidades significativas.
Olhando para a frente
Ao entrarmos em 2025, estamos otimistas sobre as oportunidades em um portfólio projetado para ter exposição mínima a fatores de mercado como ações e juros. Essa abordagem é particularmente vantajosa dado o ambiente atual de preços elevados de ações, espaço limitado para cortes de taxas de juros em meio à inflação crescente e altos níveis de incerteza. Isso não apenas reduz o risco do portfólio em mercados voláteis, mas também nos posiciona para nos beneficiarmos de rotações de mercado e mudanças na liderança, que são bem adequadas para estratégias não direcionais.
Uma área de foco são as estratégias Event Driven, que foram tiveram performance conforme o esperado em 2024, mas agora apresentam um conjunto de oportunidades ainda maior. Em junho passado, iniciamos uma alocação para uma estratégia Event Driven focada na Europa, beneficiando-nos do aumento da atividade de transações, embora o setor tenha retornado apenas 3,74% em 2024 (Índice HFRX Event Driven). Olhando para o futuro, esperamos que os volumes de fusões e aquisições aumentem, não apenas na Europa, mas também nos EUA. Para capitalizar isso, estamos expandindo nossa exposição adicionando uma estratégia dedicada a US Event Driven. Além disso, estamos diversificando além de fusões e aquisições para incluir oportunidades em reestruturações e desinvestimentos, que prevemos que também aumentarão em 2025.
Também somos positivos quanto a estratégias macro, dado o potencial para movimentos significativos de mercado impulsionados por mudanças políticas, particularmente na dinâmica entre China e Estados Unidos. Em vez de fazer apostas direcionais, nossa abordagem combina estratégias sistemáticas, que podem capturar o momentum desses movimentos, com estratégias discricionárias que são sensíveis ao valor e podem proteger contra reversões de mercado. Essa mistura fornece diversificação robusta e complementa nosso portfólio.
Nossa exposição a estratégias de ações long and short market neutral continua sendo uma área importante do portfólio, pois continuamos a observar disparidades extremas de valuation (por exemplo, EUA vs. o resto do mundo, “Growth” vs. Valor, o "Magnificent 10" vs. o mercado mais amplo e Large Cap vs. Small Cap). Além disso, baixas correlações médias entre ações individuais criam terreno fértil para essas estratégias. Nossas três estratégias de ações long and short market neutral são geograficamente complementares, altamente diversificadas e bem posicionadas para gerar contribuições positivas.
Por fim, tomamos medidas para aumentar a diversificação do portfólio, adicionando uma nova estratégia levando o total para oito. Isso reflete tanto o maior conjunto de oportunidades quanto nosso comprometimento com a diversificação prudente em um ano que pode ser marcado por volatilidade significativa.
Aviso Legal: A Farview Investimentos Ltda é uma Gestora de recursos devidamente credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM como administradora de carteira de valores mobiliários, de acordo com o Ato Declaratório Nº 19.891 e constituída sob as regras da Instrução Resolução CVM nº 21/2021. A Gestora é aderente aos códigos ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Administração de Recursos de Terceiros e para o Programa de Certificação Continuada.
Esta carta é fornecida exclusivamente para os cotistas do Farview Global Alpha FIF FIM IE RL ("Fundo") e não se destina a ser distribuída a terceiros ou a ser usada para qualquer outro propósito. O Fundo completou 1 ano em abril de 2024. Atualmente, o Fundo destina-se exclusivamente a investidores qualificados.
As informações contidas nesta carta são de caráter meramente informativo e não constituem qualquer tipo de aconselhamento de investimentos, não devendo ser utilizadas para esta finalidade. Seu único propósito é dar transparência à gestão executada pela Farview Investimentos Limitada. Nenhuma informação contida nesta carta constitui uma solicitação, oferta ou recomendação para compra ou venda de quotas de fundos de investimento, ou de quaisquer outros valores mobiliários. A Farview Investimentos não comercializa nem distribui quotas de fundos de investimento ou qualquer outro ativo financeiro.
Fundo de Investimento não conta com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Os rendimentos passados não são garantia de rendimentos futuros. Os investimentos no Fundo envolvem riscos, incluindo a possibilidade de perda do capital investido. Recomenda-se que os cotistas leiam o regulamento do Fundo, especialmente as seções relacionadas aos riscos de investimento, antes de tomar qualquer decisão de investimento. É recomendada a leitura cuidadosa do formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais, se houver, e o regulamento dos fundos pelo investidor antes de tomar qualquer decisão de investimento. Os documentos citados estão disponíveis no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – www.cvm.gov.br. Os dados sobre a alocação internacional do fundo se referem ao mês anterior.